Os ruídos de uma surdez...
  • Home
  • Crónicas da minha surdez
  • Cronologia
  • Vídeos

Segunda Semana de Terapia da Fala

5/7/2011

6 Comments

 
De 2 a 4 de maio de 2011

A minha mãe voltou a levar-me aos Covões, logo na segunda-feira. Quando lá cheguei, encontrei a minha amiguinha Yara, colega de operação, de quem já me tinha lembrado antes: “Será que ela também tem andado por aqui, com a sua mãe?” Quando a vi, percebi que sim. E lá estava ela, andando “cá e lá”, sorrindo. Oh, tão linda que ela é!... Também retribuí o sorriso, claro está. A ela e a todos quantos lá estavam, como de costume.

Depois, a minha mãe levou-me à sala das Danielas e lá deixou-me “sozinho”. Chorei, pois claro! Depois de um fim-de-semana em exclusivo com a minha mãe, não achei justo ficar longe dela. Enfim, mas depois passou-me! Esqueci o assunto e concentrei-me nos jogos que me deram para a mão. O mesmo não se pode dizer da Yara que chorou, chorou e chorou quando a levaram para a sala. Oh Yara, como eu te entendo! Ficar longe da mãe é uma coisa assustadora, mas o que vale é que elas voltam sempre. Confia em mim e não te preocupes, “minha” loirinha!

Já na minha sala, ando a aprender a concentrar-me num brinquedo de cada vez. As Danielas não me deixam brincar com outro sem primeiro terminar o que comecei. E, ainda por cima, foram dizer à minha mãe para fazer o mesmo! Estou tramado, pois já não posso brincar com tudo ao mesmo tempo.

Pelo que elas me dizem, isso será muito importante para as minhas próximas brincadeiras… Diz a minha mãe, para me convencer, que se eu fizer isto tudo direitinho, até poderei ir mais cedo para casa! Iupi, só por isso vou fazer um esforço!

--- --- --- --- ---

Esta semana tenho brincado imenso na Terapia, sentado naquela “cadeira da papa”. É uma cadeira de refeições mas tenho visto tudo menos comida! Se ao menos me deixassem brincar no chão! Oh, vida de criança…

Fora isso, têm me dado umas coisinhas engraçadas para brincar… Jogos de encaixe, legos, bolas de sabão… Até já me puseram um espelho à frente, para fazer palhaçadas. Palhaçadas e não só! A Daniela olha para ele e mexe muito com a boca… diz coisas, mas não entendo nada daquilo.

Depois, põem-me uns bichos à frente, mexem a boca (e fazem questão que eu olhe bem para a boca!) e dizem umas coisas como “mé-mé”, “quá-quá”, “muuu”… “Mu”? Mas que raio de coisa é essa de “mu”? Ainda não percebi patavina daquela conversa de bichos…

Ah, e estão a ver nas fotografias aquele "gancho" de pôr na porta,  azul com um avião verde, todo janota? Foi a Daniela (estagiária) quem me deu! É lindo, não é? Mas não é todo para mim. Na verdade, o avião é, mas o folheto é para a minha mãe!

--- --- --- ---

Por casa, (pela pensão, salvo seja!), a minha mãe vai repetindo as brincadeiras… Para já, quando quero uma coisa, só me dá quando eu faço um gesto com a mão (gesto de pedir). Já não posso resmungar ou chorar quando quero uma coisa.

Não posso brincar com tudo ao mesmo tempo, não posso resmungar para pedir uma coisa… Fogo, parece que vim para a tropa!
Fora isso, ela anda à minha volta com umas brincadeiras estranhas:

- Agarra num “nenuco”, aperta-o junto ao peito e faz “óóóó”… (Para que será aquilo? - pergunto-me eu. O “nenuco” ainda morre asfixiado com tanto aperto, coitado!)
- Agarra no telefone, põe ao pé do ouvido e diz “alô”. (Mais uma coisa sem explicação…)
- Faz um bico com os lábios, põe o indicador na boca e faz “shhhh”. (Cada vez pior…)
- Quando temos uma porta à nossa frente, fecha a mão como se fosse bater em alguém e bate na porta! Ao mesmo tempo diz “truz, truz”. (Oh, mãe. Estavas à espera que a porta falasse? Não sabes que as portas não falam?! Dahh…)
- Na bendita hora da refeição, quando eu como (ou ela) alguma coisa, faz “mnhã, mnhã”. (Ah, isto eu percebo perfeitamente. Quando a comidinha é boa, não há outra coisa que se diga senão isso mesmo!)

Por agora não tenho mais tempo para conversas, pois tenho que ir brincar com o meu pai (que chegou de surpresa!!) e com a minha tia Margarida que veio de Faro, e que cá vai ficar por uma semana!
6 Comments
Guida
5/7/2011 04:02:25 am

Acho que a primeira coisa que o Lucas vai dizer é "papa" da maneira que ele gosta de comer... tá mais que visto, hehe

Reply
Madrinha
5/7/2011 05:29:20 am

Tás tão giro afilhado, pareces mais crescido e agora já aprendeste mais coisas, só tenho pena de não poder acompanhar-te nessas conversas de quem já ouve! Eu até nem sou de falar muito (lol)! Fiquem bem, afilhado e afilhada, bjs.

Reply
Igor
5/7/2011 06:05:10 am

Pois é meu filho, não aguentei as saudades, meti-me num avião e vim ver-te a ti e a tua mãe.
Estás mais crescido, confirmo madrinha, parece que "espichaste".

Reply
cecilia graterol
5/7/2011 11:26:44 pm

Tenho de perguntar à tua mãe o que ela te dá p'ra comer!!!
Estás enorme!!! De dia para dia estás fcando com carinha de Homemzinho crescido!!!
Brinca muito para aprenderes depressa!!!
Jokinha para ti e teus papás

Reply
Graciela
5/7/2011 11:33:04 pm

Eu respondo, Cecília: dou de quase tudo um pouco! E ele come sem reclamar. Reclama é quando quer mais ainda!!!

Reply
Sun Melody link
5/8/2011 12:32:21 am

Lucas, tem sido para ti uma surpresa constante que é de aprenderes ouvir, apesar de não saberes muito bem como é esta experiência de escutares os sons. Pelo que a tua mamã diz, já toleras ter o processador de fala pendurado na orelhinha, mas que grande brinco! Só espero que as pessoas não te confundem como sendo menina... mas acho que não, para já.

Continuas crescido, fazes-me ter uns olhos de espanto! Mas deixa lá isso de seres muito guloso com a comida, só prova uma coisinha, vais ser altinho como o teu papá, pois é, na tua idade fui assim como tu, uma autêntica comilona.

Toma muita atenção na escola da vida dos sons, sei que mal apanhares o jeito dos monossilábicos é meio caminho andado. Queres uma coisa engraçada? Pede à mamã para te comprar bolinhas de sabão onde possas aprender soprar, isto ajudar-te-á no desenvolvimento da fala e sei que apesar de tanto esforçares vais encarar como uma brincadeira sem esforço.

Cá vou continuar a te acompanhar no escurinho na expectativa de dizeres a primeira palavra! :)

Força Lucas!
Beijinho da Cyborg antenada.

Reply



Leave a Reply.


    Crónicas:

    Como não podia deixar de ser, não sou eu (o Lucas) que escrevo. Eu vou ditando e a minha minha mãe vai escrevendo... (haha!)
    Ah, não se esqueçam de  deixar por aqui os vossos comentários!

    Outros blogues:
    > Sou uma CYBORG
    > A minha vida dava um filme mudo
    > O meu anjo Gabriel
    > A minha experiência com o IC
    FÓRUM:
    Fórum do Implante Coclear em Portugal

    Categorias

    All
    Activaçao Do Processador De Fala
    Consultas Otorrino
    Evolucao7a6e570f4a
    Exames
    Internamento
    Operação
    Otoemissoes Acusticas
    Outras Aventuras
    Potenciais Evocados
    Proteses Auditivas
    Rastreio
    Terapia Da Fala


    Arquivo

    August 2016
    April 2015
    February 2014
    July 2013
    February 2013
    May 2012
    March 2012
    January 2012
    November 2011
    October 2011
    September 2011
    July 2011
    June 2011
    May 2011
    April 2011
    March 2011
    January 2011
    November 2010
    October 2010

Powered by Create your own unique website with customizable templates.